- Área: 163 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Juliano Barros
-
Fabricantes: Deca, Marcenaria do Nito, Olaria Sr. Milton
Descrição enviada pela equipe de projeto. Dois blocos distintos separados por um pátio de convivência descoberto e conectados por um pergolado são os elementos que definem a implantação da Residência Praia do Patacho. Estes blocos, foram orientados segundo a posição do sol, a direção dos ventos e a relação da casa com o mar.
O bloco maior, na porção frontal do lote, abriga as funções de estar social e serviços e é composto por uma ampla sala com pé-direito generoso que se abre para uma varanda e para o espaço externo. Junto desta sala foi projetada a cozinha com ilha, de maneira a ser um elemento aglutinador no convívio das pessoas neste ambiente.
As aberturas deste bloco social foram projetadas para proporcionar ventilação cruzada no interior da sala e conectar o espaço interno com o externo. A idéia do projeto é de uma sala que possa se comunicar com a varanda, com o pátio entre blocos e com a natureza do local, criando um espaço de convivência que abrange o interno e o externo da residência. A este bloco está acoplada a área de serviços da casa, composto por sanitário com chuveiro, lavanderia, estocagem e lixo.
Nos fundos foi proposto o volume dos dormitórios. Este bloco possue tres células iguais, formadas pelo espaço de dormir, sanitário com banho nos fundos e armários. A área de dormir é aberta para o patio interno e de costas para o sol, de modo a permitir sombra durante quase todo o dia. A área dos fundos possue aberturas voltadas para o Norte, que, combinada com as outras, proporcionam ventilação cruzada e luminosidade constante nos dormitórios. Novamente, o bloco foi proposto de maneira a criar situações onde possa haver o convívio entre as pessoas e comunicação com o espaço externo.
Os materiais e técnicas utilizados na construção são típicos do local. Esses elementos foram lidos e apropriados num diálogo frutífero com uma arquitetura moderna e geométrica. Madeira, pergolados de gravetos de árvores, pilares de pau-roliço, piso de tijolo de barro e argamassa branca foram os elementos utilizados na composição de materiais e técnicas empregados na construção.
A geometria dos prismas das fachadas formados pelas empenas é marcante na volumetria da casa bem como o muxarabi que protege a varando do sol nascente, formando na sala um gracioso rendilhado de sombra e luz na parte da manhã, quando o sol nasce. Entre os blocos permeaveis, espaços de convivencia se criam, formados por sombrários, redes em coqueiros e bancos de madeira.